[ARTIGO] “Carro com wifi e propaganda com entretenimento”, por Jurandir Craveiro

Carro com wifi e propaganda com entretenimento

Por Jurandir Craveiro (*)

Nova campanha da Chevrolet nos EUA tem 8 filmes de 2 minutos, cada qual vendendo um atributo ou benefício. Um deles é o wifi 4G do Chevy Cruze.

O comercial mais interessante enfoca a conexão independente do Chevy, em contraste com a dependência, real e emocional que as pessoas têm dos smartphones.

Filma uma reunião de focus group em que todo mundo entrega o aparelho ao chegar. São pessoas reais e não atores.

O insight consiste, primeiro, em privá-las dos celulares de uma maneira dramática; depois, revelar que o Chevy possui wifi autônomo, realçando o benefício. Como se fosse um hotspot móvel, todo seu.

No melhor estilo “pegadinha” ou candid camera, a reação das pessoas é reveladora. No alto, a versão em inglês e, abaixo, a versão em espanhol para o mercado hispânico, ambas com indivíduos diferentes, por supuesto!

Suponho que em outros países, em outros idiomas, com outros indivíduos, a história se repetiria tal e qual. Smartphones rule!

É a segunda vez seguida que a Chevrolet põe no ar uma campanha dessa natureza, focada em exibir algum insight sobre as implicações humanas de um atributo e, ao mesmo tempo, buscando explicitamente o entretenimento da audiência.

Em abril deste ano, lançou uma campanha similar com 7 comerciais, um dos quais já demonstrava o benefício de ter wifi no carro. Destacou o comportamento das crianças com e sem conexão à internet, durante uma viagem. Traça uma comparação agressiva entre o Chevy Cruze com wifi e o Ford Escape sem wifi.

Na perspectiva do entretenimento, o que mais se destacou na mídia especializada, por ser o mais divertido, é o comercial que demonstra a dificuldade de manterem-se os olhos sempre alertas ao volante. Não é fácil olhar a estrada à frente permanentemente. São tantas as distrações!


(*) Jurandir Craveiro é planejador de marca e comunicação. Foi fundador da agência NBS. É presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental, vice-presidente do Grupo de Planejamento (GP) e autor do Blog do Jura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s