[ARTIGO] “Por falar em má distribuição de renda”, por Jurandir Craveiro

Infographic: The Global Pyramid Of Wealth | Statista

Por falar em má distribuição de renda

Por Jurandir Craveiro (*)

É assustadora a notícia de que as 62 pessoas mais ricas do mundo têm tanto quanto metade da população mundial: 3,5 bilhões de pessoas. Mas isso não é tudo.

No Fórum Econômico Mundial, que aconteceu em Davos, outros índices vergonhosos sobre a má distribuição da riqueza no mundo foram divulgados, com base no estudo anual Global Wealth Report feito pelo banco Credit Suisse.

A ONG internacional Oxfam faz a denuncia e exige:

Pongamos fin a la era de los paraísos fiscales. Debemos acabar con los paraísos fiscales para erradicar la desigualdad extrema y la pobreza.

Veja esse gráfico da Statista:

Infographic: The 62 Richest People Are As Wealthy As Half The World | Statista

O abismo entre ricos e pobres vem aumentando dramaticamente. A concentração de dinheiro nas mãos de poucos nunca foi tão grande.

Segundo a revista Forbes, dois brasileiros, Jorge Paulo Lemann e Joseph Safra, estão no grupo seleto de 62 bilionários que detém em conjunto um patrimônio estimado em US$ 1,762 trilhão em 2015.

Outro gráfico recente, publicado no mês passado com dados do Global Wealth Report do Credit Suisse, revela mais detalhes dessa desigualdade gritante, que não cessa de aumentar.

A pirâmide (no topo deste post) mostra que 71% dos adultos do mundo, perfazendo 3,4 bilhões de trabalhadores e pequenos empresários, possuem um patrimônio total inferior a 10 mil dólares, cada um.

Outro bilhão de pessoas, equivalente a 21% da população adulta, possuem ativos financeiros entre 10 e 100 mil dólares.

No topo da pirâmide, estão 34 milhões de milionários com fortunas acima de 1 milhão de dólares ou 0,7% dos adultos do mundo.


(*) Jurandir Craveiro é planejador de marca e comunicação. Foi fundador da agência NBS. É presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental, vice-presidente do Grupo de Planejamento (GP) e autor do Blog do Jura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s