[ARTIGO] “Propaganda de turismo no espaço sideral”, por Jurandir Craveiro

JPL_posters

Propaganda de turismo no espaço sideral

Por Jurandir Craveiro (*)

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA criou uma campanha publicitária dos destinos turísticos imaginários que os nossos netos, bisnetos, trinetos, tataranetos e etcnetos visitarão nas próximas décadas e séculos. Dá vontade de nascer de novo.

Jet Propulsion Laboratory ou JPL da NASA, sediado em Pasadena, na Califórnia, é onde “a ciência, a tecnologia e a engenharia se mesclam criativamente para inventar robôs exploradores do sistema solar e das profundezas da Via Láctea, sempre de olho no nosso planeta.”

Graças aos dados enviados por essas missões robóticas, os cientistas seguem descobrindo como o universo, o sistema solar e a vida se formaram e evoluíram. Para saber mais, baixe o pdf NASA/JPL.

O JPL tem um time de designers e estrategistas, intitulado The Studio, que atua na concepção e no planejamento das missões espaciais. Trabalha com os cientistas e engenheiros para traduzir tópicos científicos e tecnológicos complexos em histórias e visualizações. Responde também pela comunicação do JPL/NASA com o grande público.

Deve ser a house agency mais fantástica onde todo planejador e todo criativo gostariam de trabalhar.

Jessie Kawata, Product DesignerCreative Strategist respondeu à pergunta no Quora: “Por que a Nasa JPL tem um estúdio criativo?“:

Somos um pequeno coletivo de designers, artistas, produtores, estrategistas e pensadores criativos. Nossa paixão é ajudar os cientistas e engenheiros a imaginar o amanhã e a maravilhar o público a respeito do futuro e do universo. Além de auxiliar na concepção das próximas missões espaciais, contamos histórias e criamos plataformas e instalações de interação com o público.

Mark Adler, System EngineerProject Manager, acrescentou:

Problemas são colocados e ideias malucas são debatidas, transformadas e recombinadas até que alguma ou mais de uma faça sentido e sobreviva. Quanto ao “por que”, é bom haver um local dedicado especificamente ao processo criativo, garantindo o “modo livre e aberto” a toda ideia, ao contrário do “modo de análise e crítica” que é mais usual. Um lugar especial que possa induzir um comportamento especial.

The Studio apresentou há poucos dias Visions of the Future ou “Visões do Futuro”, uma coleção de 14 cartazes que funcionam como concept boards ou “cartões postais” de conceituação de destinos espaciais possíveis no futuro para nossos descendentes.

Os posters impressos estão à venda na loja online do laboratório ou podem ser baixados de graça para imprimir em casa, diretamente da galeria.

No time do Studio, Dan Goods tem um cargo interessante: é “estrategista visual”. Explica que os cartazes celebram a diversidade dos planetas e têm o propósito de aumentar a curiosidade das pessoas na Terra e o desejo de viajar no universo.

Um dos cartazes mostra dois viajantes enchendo os cantís d’água em uma estação no planeta-anão Ceres, a “última parada antes de Júpiter”.  Outro cartaz anuncia as mega-auroras de Júpiter. Outro mostra passeios de barco no Kraken Mare, um oceano de hidrocarbonetos na superfície de Titã, a maior lua de Saturno. “O Grande Tour” se aproveita do alinhamento dos 4 grandes planetas exteriores, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, que ocorre a cada 175 anos, para usar a gravidade e trampolinar de um para o outro.

Veja a coleção completa abaixo no post original no Blog do Jura.


(*) Jurandir Craveiro é planejador de marca e comunicação. Foi fundador da agência NBS. É presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental, vice-presidente do Grupo de Planejamento (GP) e autor do Blog do Jura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s