[ARTIGO] “Keep Farts Funny”, por Jurandir Craveiro

meredith

“Keep Farts Funny”

Por Jurandir Craveiro (*)

A Fundação Meredith’s Miracles socorre adultos jovens com câncer de cólon. Está fazendo uma campanha online atrevida – “Que o Peido não Passe de Gozação” – para obter doações.

Das milhares de pessoas diagnosticadas com câncer de cólon anualmente, 10% têm menos de 40 anos de idade. Se descoberto logo é um câncer facilmente tratável. Se não, é fatal. É o nº 2 das mortes por câncer nos Estados Unidos.

Meredith Ann Holbert Rankin foi uma jovem diagnosticada tardiamente, que morreu em 2008. Seu último desejo foi a criação dessa ONG para ajudar outros jovens a evitar a sua sina. Desde então, a Meredith’s Miracles Colon Cancer Foundation já socorreu e tratou 185 pacientes.

A campanha Keep Fart Funny da FCB Chicago, foi lançada agora em março, “Mês do Alerta ao Câncer de Cólon” nos EUA,  e visa conseguir doações.

Publicou um  filme na web  –  “An Abridged Guide to Flatulence”  ou  “Guia Resumido da Flatulência” –  para prender a atenção da audiência, satirizando o lado engraçado do peidar em público.

Classifica os tipos de peidos segundo o imaginário da cultura e do idioma anglo-saxões, entre eles:

  • One-Gun Salute: salva de canhão
  • Blast Furnace: estouro da fornalha
  • Rolling Thunder: trovoada
  • Horn of Jericho: trombeta de Jericó
  • Spanish Wind: ventania espanhola
  • Cover-Up: disfarce
  • The Long Goodbye: o adeus demorado

Pode-se alegar mau gosto, mas o título da campanha “Que o Peido não Passe de Gozação” revela o insight essencial, que é contrastar a flatulência espontânea, incontrolável e engraçada, com o mal estar e os gases abdominais recorrentes, nada engraçados, que são sintomas de câncer no intestino grosso.

De fato, desde os tempos de antanho, o peido é tema de piadas, chacotas e galhofas.

O filme navega nessa fronteira entre o humor e o didatismo. Remete a um página onde é possível conhecer os sintomas e fazer a doação. E pede para ser compartilhado.


(*) Jurandir Craveiro é planejador de marca e comunicação. Foi fundador da agência NBS. É presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental, vice-presidente do Grupo de Planejamento (GP) e autor do Blog do Jura.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s