[ARTIGO] “Vá voando para Los Angeles: o Brad está solteiro”, por Jurandir Craveiro

Vá voando para Los Angeles: o Brad está solteiro

Por Jurandir Craveiro (*)

Este é o título brilhante de um anúncio da Norwegian Airlines, depois que o divórcio de Brad Pitt e a Angelina Jolie foi anunciado na terça-feira da semana passada. Para uns, senso aguçado de oportunidade, para outros oportunismo vulgar.

A companhia aérea norueguesa passou a oferecer vôos com desconto de Oslo para Los Angeles, onde mora o ator. E logo em seguida multiplicou seus anúncios por toda a Europa, estendendo a promoção para outras capitais e vertendo o anúncio para outros idiomas.

A segunda peça publicitária traz o título: “Ator. L.A. Recém-solteiro. Procura parceira com o mesmo espírito e BSDH” (BSDH =  Bom Senso De Humor).

Desde quinta-feira a imprensa aproveitou a deixa para estender a conversa sobre a “saga Brangelina”, como tem sido chamado o drama da separação de Angelina e Brad. Vergonhosa exploração do drama alheio, dizem uns. Jogada de marketing sensacional, dizem outros.

Na minha opinião o que vai vender mesmos são os preços com descontos realmente bons. Não tenho dúvida da eficácia do anúncio em atrair a atenção. É o assunto do momento. Também não tenho dúvida de que o humor é inegável e vai botar um sorriso nos lábios da maioria das pessoas. A rapidez e a inteligência da marca em agir rápido talvez sejam valores apreciados por boa parte do público: afinal, o humor se nutre da desgraça alheia em todas as culturas, sem exceções. Muitos dirão que é politicamente incorreto. Outros que é apelação, simplesmente.

O timing foi perfeito: 3 dias depois de anunciado o divórcio da dupla, quando o clamor nas mídias sociais já era intenso, a campanha decolou. Não sem outra pitada de humor, a Norwegian Airlines destribuiu buttons para os funcionários e passageiros em todos os aeroportos:


(*) Jurandir Craveiro é planejador de marca e comunicação. Foi fundador da agência NBS. É presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental, vice-presidente do Grupo de Planejamento (GP) e autor do Blog do Jura.

1 comentário

  1. Bruno Muniz

    Como você disse, aproveitaram essa “bomba” e conseguiu atrair diversos olhares, mesmo daqueles que acham politicamente incorreto. O que vale mesmo é ter timing e sempre aproveitar o trending do momento, mas com o cuidado de encaixar isso no contexto da marca anunciante.
    Não sabia dos bottons, mas também achei massa. Se fossem para apelar mais, seria colocar uma máscara do Brad Pitt nos funcionários rs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s