[ARTIGO] “Como recrutar millenials”, por Jurandir Craveiro
https://www.youtube.com/watch?v=OvfU1NpCJQQ
Como recrutar millenials
Por Jurandir Craveiro (*)
Campanha de recrutamento da General Electric mirou formandos de universidades nos Estados Unidos. Para pegar millenials, usou uma estratégia incomum que, talvez por isso, tenha dado certo.
O jovem profissional Owen, personagem criado pela BBDO, conta que conseguiu emprego de programador e desenvolvedor na General Electric. As pessoas se espantam, fixadas em algum aspecto incompleto ou antigo da companhia, sem qualquer sex appeal.
A GE é um conglomerado gigante de 123 anos de atividade. Atua em múltiplos setores, de trens e locomotivas a eletrodomésticos, de transportes a serviços de engenharia, de turbinas de avião à geração e distribuição de energia, de laboratórios a instrumentos hospitalares etc. É um importante ator do chamado complexo industrial-militar dos EUA.
Caricaturando com bom humor alguns ranços da sua imagem, a GE, paradoxalmente, conseguiu se renovar. Valorizou-se como indústria parruda e apresentou-se como uma empresa digital, evoluída, que visa mudar o mundo.
Assinatura da marca: GE. The Digital Company. That’s also an industrial company. – “A Companhia Digital. Que é também uma companhia industrial”.
Conceito da campanha: Get yourself a world-changing job. – Escolha um emprego capaz de mudar o mundo.
A campanha usou a TV a cabo, a web e as mídias sociais. Foi matéria na AdWeek. E na BusinessInsider, que informou um número recorde de visitas ao site de recrutamento da GE: 66% de aumento das visitas mensais, depois que a campanha foi ao ar.
No primeiro comercial acima, Owen explica o novo emprego aos seus colegas nerds, decepcionados, achando que ele não vai mais programar nem desenvolver nada na GE; talvez até virar trabalhador de chão de fábrica.
Nos outros dois filmes da campanha, a seguir, a GE também trata com bom humor preconceitos ou predisposições contra ela, que o Owen enfrenta serenamente, ora diante dos pais, ora de amigos.
Não é comum encontrar uma campanha de recrutamento que ajuda a reposicionar a marca junto aotarget, neste caso, um target ainda tão difícil de impactar, os jovens millenials, recém-formados ou prestes a se formarem na universidade.
https://www.youtube.com/watch?v=3xGoBlI_fdg
https://www.youtube.com/watch?v=OpDIEJrog3s
(*) Jurandir Craveiro é planejador de marca e comunicação. Foi fundador da agência NBS. É presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental, vice-presidente do Grupo de Planejamento (GP) e autor do Blog do Jura.