[ARTIGO] “Keep Farts Funny”, por Jurandir Craveiro
“Keep Farts Funny”
Por Jurandir Craveiro (*)
A Fundação Meredith’s Miracles socorre adultos jovens com câncer de cólon. Está fazendo uma campanha online atrevida – “Que o Peido não Passe de Gozação” – para obter doações.
Das milhares de pessoas diagnosticadas com câncer de cólon anualmente, 10% têm menos de 40 anos de idade. Se descoberto logo é um câncer facilmente tratável. Se não, é fatal. É o nº 2 das mortes por câncer nos Estados Unidos.
Meredith Ann Holbert Rankin foi uma jovem diagnosticada tardiamente, que morreu em 2008. Seu último desejo foi a criação dessa ONG para ajudar outros jovens a evitar a sua sina. Desde então, a Meredith’s Miracles Colon Cancer Foundation já socorreu e tratou 185 pacientes.
A campanha Keep Fart Funny da FCB Chicago, foi lançada agora em março, “Mês do Alerta ao Câncer de Cólon” nos EUA, e visa conseguir doações.
Publicou um filme na web – “An Abridged Guide to Flatulence” ou “Guia Resumido da Flatulência” – para prender a atenção da audiência, satirizando o lado engraçado do peidar em público.
Classifica os tipos de peidos segundo o imaginário da cultura e do idioma anglo-saxões, entre eles:
- One-Gun Salute: salva de canhão
- Blast Furnace: estouro da fornalha
- Rolling Thunder: trovoada
- Horn of Jericho: trombeta de Jericó
- Spanish Wind: ventania espanhola
- Cover-Up: disfarce
- The Long Goodbye: o adeus demorado
Pode-se alegar mau gosto, mas o título da campanha “Que o Peido não Passe de Gozação” revela o insight essencial, que é contrastar a flatulência espontânea, incontrolável e engraçada, com o mal estar e os gases abdominais recorrentes, nada engraçados, que são sintomas de câncer no intestino grosso.
De fato, desde os tempos de antanho, o peido é tema de piadas, chacotas e galhofas.
O filme navega nessa fronteira entre o humor e o didatismo. Remete a um página onde é possível conhecer os sintomas e fazer a doação. E pede para ser compartilhado.
(*) Jurandir Craveiro é planejador de marca e comunicação. Foi fundador da agência NBS. É presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental, vice-presidente do Grupo de Planejamento (GP) e autor do Blog do Jura.